fbpx

SaaS, entenda de uma vez por todas

Nunca ouviu falar na palavra SaaS? Ou até ouviu falar mas não sabe o que é? Independente da sua resposta uma coisa é certa: você já usou algum Software as a Service alguma vez na sua vida! (😱)

Sabe por que tenho tanta certeza disso?  Porque o modelo SaaS teve um papel importantíssimo na revolução do modelo de consumo das pessoas. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam soluções que tragam autonomia para contratar e cancelar serviços atualizados sempre que quiserem. E é exatamente isso que o SaaS proporciona.


Você vai ver nesse post:

  1. O QUE É SOFTWARE AS A SERVICE
  2. EXEMPLOS DE SAAS
  3. BENEFÍCIOS EM USAR SAAS

O QUE É SOFTWARE AS A SERVICE

SaaS é a sigla para Software as a Service e em português, Software como Serviço. O diferencial desse modelo de software, é que ele fica hospedado na nuvem. Quem for utilizar não precisa instalar nenhum programa no computador, basta simplesmente acessar tudo pela própria web. Dessa forma, tudo o que você precisa pra acessar o Software é algum aparelho com conexão à internet. Outra grande diferença é o método de pagamento que é feito mensalmente e por assinatura, é isso que gera a autonomia em relação à vigência do uso.

 

EXEMPLOS DE SAAS

Como eu já comentei antes, mesmo que você não saiba o que é um SaaS, provavelmente já usou algum desses que vou listar como exemplo. Dá uma olhada:

  • Office 365: Suíte de aplicativos para escritório online que oferece acesso a vários serviços e softwares;
  • Creative Cloud: Oferece aplicativos e serviços para vídeo, design, fotografia e Web;
  • Google Apps: O Google Apps é oferecido pelo Google em conjunto com seu administrador de domínio;
  • RD Station: O RD Station Marketing é uma ferramenta para automação de Marketing Digital tudo em um;
  • Netflix: Um dos maiores serviços de streaming de vídeos no mundo;
  • Dropbox: Serviço para armazenamento e partilha de arquivos;
  • Spotify: Um dos maiores serviços de streaming de música do mundo.
  • Oitchau: Um sistema que auxilia o controle de ponto nas empresas.

 

BENEFÍCIOS EM USAR SAAS

Os benefícios em usar SaaS são vários e estão relacionados à redução de custos, praticidade e autonomia no uso:

  • Facilidade e segurança

Primeiramente, para usar um Software as Service é necessário apenas algum aparelho que tenha uma boa conexão com a internet. Isso porque tudo pode ser acessado por aplicativo ou até pela web. A empresa que fornece o sistema já garante junto a segurança, o melhor funcionamento dos dados e a alta disponibilidade da plataforma. Por isso não é preciso esperar um técnico ir até você para realizar a manutenção.

  • Custos reduzidos

Contratar um SaaS significa ter acesso a todas as funções do software tradicional, mas sem os seus altos custos de licença, manutenção e infraestrutura. Depois que você baixa o aplicativo ou se cadastra no site do software, você já tem acesso ao serviço. Sendo assim, um grande diferencial do Software como serviço, é que geralmente existem pacotes com preços diferenciados de acordo com o que o usuário precisa. Isso torna mais fácil a aquisição com custos baixos.

  • Escalável

Inegavelmente as empresas de SaaS vêm ganhando muita força e atenção no mercado pelos inúmeros benefícios que trazem com seus produtos. Por isso esse modelo de negócio se torna escalável e procurado por um grande número de pessoas.

 

Como resultado, hoje existem empresas focadas em fazer representação comercial de Softwares, como a Rocketfy. Então se você gostou do assunto e quer se tornar um especialista em vender SaaS é só fazer a sua inscrição no site rocketfy.com.br! 😁