fbpx

Representante de vendas: O que faz, onde habita e tudo o que você precisa saber

O representante de vendas é o protagonista da nossa história e é quem cuida no contato com o cliente! É sobre essa profissão que vamos falar, mostrando os diferentes modelos de venda e como otimizar o trabalho comercial.

Você vai ver nesse post:

  1. A lei para o representa de vendas
  2. Os tipos de vendedores que existem
  3. A profissão do representante de vendas
  4. Que empresas utilizam o modelo de representação comercial
  5. Representação Online

A lei para o representa de vendas

Existe uma série de itens na lei que definem o conceito de representante comercial, sancionada em 1965:

“ Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.”

Os tipos de vendedores que existem

Por mais que as funções sejam semelhantes há uma grande diferença entre vendedor e representante. O vendedor é um funcionário de uma empresa, por outro lado, o representante de vendas pode atuar de forma autônoma, seja pessoa física ou  jurídica. Criamos um Quizz para identificar que tipo de vendedor você é, nele você pode entender melhor seu comportamento como vendedor, para que quando for procurar trabalhos e projetos, você saiba qual se adequa melhor ao seu perfil.

A profissão do representante de vendas

Por não fazer parte do quadro da empresa, o representante de vendas precisa se preocupar com a sua abordagem. É importante cuidar da fala e conhecer melhor a cultura da empresa que está representando.  Não importa se é com um produto, serviço, de forma pessoal ou online. Exemplo, se você  ligar para um cliente e você está deitado em sua cama trabalhando home office, como será a percepção da pessoa do outro lado da linha. Em outras palavras, é preciso se preocupar em dobro na comunicação escrita e verbal. Lembre-se que o cliente irá sentir as “emoções” do seu tom de voz e da forma que você se posiciona. Você também pode seguir algumas dicas infalíveis para vender melhor e aumentar o seu desempenho.

 Lembre-se que o cliente pode no futuro comprar de você um outro produto ou serviço, por isso ele vai precisar de você e você dele. É preciso realizar o meio de campo entre o cliente e a empresa. É preciso encontrar soluções e garantir que o seu contato sinta-se seguro e confortável.

Que empresas utilizam o modelo de representação comercial

No Brasil há um alto crescimento no ramo da representação comercial. Com o aumento de pessoas que trabalham de forma autônoma, muitas empresas como o Uber, 99app, Rocketfy, criaram serviços para que as pessoas, em qualquer lugar do mundo, possam trabalhar, garantir uma renda e ter a liberdade do trabalho autônomo. E isso tende a crescer muito mais, a economia criativa e colaborativa também está em voga e várias industrias já estão abertas a um modelo de trabalho mais flexível.

Para o representante de vendas é uma ótima notícia. Grandes empresas e multinacionais de industrias farmacêuticas, produtos duráveis e serviços empresariais estão em constante procura de profissionais. Estão em busca de pessoas que possam desempenhar a atividade comercial, de uma forma mais liberal e independente. Bom para a empresa reduzir custos e ótimo para pessoas que procuram uma forma de trabalho flexível, como trabalhar de casa (trabalho home office).

Representação Online

A Rocketfy é uma empresa que possui uma plataforma de representação de serviços empresariais online. Qualquer pessoa pode se cadastrar e trabalhar de qualquer lugar, representando empresas consolidadas no mercado. São diversos  serviços para representação de vendas escaláveis  que podem te gerar uma boa renda extra.  Faça o seu cadastro e conheça mais: https://space.rocketfy.com.br.

Para concluir, o representante de vendas é, e está cada vez mais sendo valorizado no mercado de trabalho. Em outras palavras, é uma profissão séria que exige a dedicação e empenho para atingir as suas metas.