fbpx

Otimizar vendas: 6 maneiras para ajudar a sua empresa

Ter resultados consistentes e lucrativos de vendas vai muito além de ter uma equipe comercial capacitada. Uma boa gestão pode otimizar suas vendas, e é mais fácil do que você imagina. Quer saber como? Aí vão 6 técnicas indispensáveis para potencializar as vendas na sua empresa!

 

1. Treine a equipe

É fundamental que sua equipe saiba exatamente quem é a empresa para qual ela trabalha. Por isso, é de extrema importância realizar um onboarding que esclareça determinados pontos, tais como: quais são princípios e regras da empresa; quais produtos ou serviços ela oferece; como, porquê e quais são os problemas que o serviço/ produto resolve; e, é claro, o motivo de ser melhor que o da concorrência.

2. Estabeleça um processo para otimizar as vendas

Ter um processo de vendas pré-estabelecido aumenta as chances de fechamento de vendas e traz resultados mais previsíveis. Assim sendo, para estabelecer um processo basta você imaginar (e documentar) por quais etapas o vendedor passa desde o primeiro contato com o cliente, até o momento do fechamento da venda.

Dessa forma, lembre-se que o melhor processo é aquele que mais se adéqua ao seu cliente, por isso é importante sempre levar em consideração as opiniões da equipe de venda, pois  ela quem vivencia o processo todos os dias e pode te ajudar a inová-lo.

3. Incentive seu time

Quem já trabalhou com vendas sabe que este não é um ramo fácil e que, muitas vezes, pode ser desmotivador. Portanto, se você quer mesmo otimizar suas vendas, saiba incentivar seu time.

A primeira maneira de se fazer isso é amarrando, na medida do possível, a remuneração ao desempenho do vendedor. A segunda maneira é focar a equipe no que realmente é necessário para o momento, isto é, incentivando os vendedores com prêmios ou até mesmo com reconhecimento público, um exemplo disso é a famosa plaquinha de funcionário de mês.

4. Acompanhe as atividades de cada vendedor

Ao analisar o que cada vendedor faz no processo de realização ou não de uma venda, é possível entender o motivo do resultado. Por isso, é de extrema importância que haja acompanhamento das atividades dos vendedores.

Se você deixa para fazer uma análise geral dos resultados ao final do mês, não há chances de intervir no caso de um possível cliente perdido, por exemplo. Assim sendo, ao acompanhar esses inputs, além de ter uma perspectiva do nível de performance e de resultados da equipe, você evita surpresas no fim do mês.

5. Dê feedback regularmente

O feedback é indispensável para o aumento do desempenho da sua equipe. Portanto, vale lembrar que o feedback não é o momento em que você deve focar no comportamento negativo do vendedor. Pelo contrário, é aqui que você vai tratar dos pontos positivos dele e, claro, focar na solução dos pontos negativos (se houver), incentivando-o a melhorar.
Para conseguir mudanças significativas, é fundamental dar feedbacks regularmente, de acordo com seu planejamento.

6. Estenda as vendas para além da equipe interna

Se você tem a oportunidade de dividir o bastão no seu modelo de negócio, não pense duas vezes. Hoje, muitas empresas já trabalham com o modelo de representação, em que parceiros somam ainda mais vendas para o seu negócio, e em troca recebem uma comissão sobre elas. Essa prática tende a expandir o volume de vendas e, por consequência, gera mais receita para sua empresa.

Em suma, é importante lembrar que, se você pretende otimizar as vendas na sua empresa, é necessário fazer ajustes regulares e de maneira que você consiga colher e entender os resultados de cada ajuste, sempre mantendo uma visão estratégica de todo o processo e sempre atento aos KPIs.

 

Se você quer saber um pouco mais sobre o que é e como criar um KPI confira esse post! ✌️